inverno-em-niagara-falls-by-jaque

Um dia de inverno em Niagara Falls

Uma aventura congelante

Niagara Falls não estava nos meus planos de viagem e acabou sendo uma espécie de ”destino surpresa”. Assim que cheguei nos Estados Unidos, Briton disse que fariamos uma viagem para um lugar especial (ele não me contou qual). Tudo aconteceu extremamente rápido. Eu mal tinha chegado e de repente já estavamos embarcando em uma “daytrip” a caminho do nosso destino.

Você deve se lembrar daquele episódio famoso do desenho Pica-Pau em que ele desce uma queda d’água de barril, pois então são as Cataratas do Niágara (Niagara Falls). As cataratas são um conjunto de três quedas d’água localizadas no rio Niágara: American Falls, Bridal Veil Falls (lado americano) e Horseshoe Falls (lado canadense). Elas ficam exatamente na fronteira do Canadá com os Estados Unidos, assim como as Cataratas do Iguaçu, que estão entre Brasil e Argentina.

Nossa viagem de Detroit, Michigan à Buffalo, New York durou cerca de 5 horas de carro. O hotel em que nos hospedamos foi o Buffalo Marriott Niagara, localizado perto de diversas atrações e ótimos restaurantes. Como saimos depois do almoço, nós chegamos em Buffalo de noite, o que apenas nos permitiu fazer um rápido tour pelo hotel, jantar e descansar para o dia seguinte.

Depois de uma noite maravilhosa – porque a anterior foi na poltrona do avião – começamos o dia com um buffet de café da manhã no restaurante do hotel. Foi o meu primeiro café da manhã americano e tinha tudo o que você pode imaginar, waffles, bacon, ovos, bagel, panquecas e etc. Após o café nós seguimos rumo ao nosso destino: as cataratas.

O Parque Estadual Niagara Falls

Niagara Falls State Park é o parque estadual mais antigo dos Estados Unidos. Ele é aberto todos os dias da semana, 24 horas por dia. Se você for apenas para ver as cataratas você pode ir em qualquer horário. Se você quiser ir em alguma das atrações do parque fique atento aos horários (no site você pode conferir os horários de funcionamento das atrações).

O parque possui estacionamentos espalhados em três áreas diferentes, onde cada um proporciona uma visão diferente das cataratas. Nós estacionamos no Parking Lot 1, localizado no Prospect Point que fica ao lado do Visitor Center e da Rainbow Bridge. O valor do estacionamento é de US$10.00 para estacionar durante o dia todo, mesmo durante a alta temporada. Você também pode aproveitar para comprar um passe que te permite ir em todas as atrações ou comprar os ingressos de cada atração separadamente.

Do estacionamento até as cataratas tem uma descida e uma escada para ajudar na hora de subir. Pelo caminho tem várias áreas para piquenique, um restaurante com vista para as cataratas e outras atrações.

Como o inverno nessa região é muito rigoroso, a maioria das pessoas visitam a Niagara Falls durante o verão. Mas com certeza vale a pena visitar a cidade durante o inverno! Nos (quase) dois dias que ficamos na cidade a temperatura era de -20ºC (sim, você leu certo), mas a sensação térmica chegou a -30ºC. Mesmo assim, foi encantador poder ver a paisagem coberta por neve e gelo. O vapor d’água das cataratas se acumula nas árvores e nos mobiliários ao redor deixando tudo congelado.

No inverno o passeio é um pouco mais restrito, e algumas partes das atrações estão fechadas. No entanto. a beleza do gelo e da neve com certeza compensam essa restrição. Nós visitamos a American Falls e a Bridal Veil Falls de 323 metros de largura, fomos até a Observation Tower (Torre de Observação) e também aproveitamos para explorar a Goat Island.

As cataratas do lado americano são consideradas mais singelas do que a do lado canadense. Mas, para chegar ao lado canadense basta atravessar a ponte Rainbow Bridge (Ponte Arco-íris) e ter um visto canadense dentro do prazo de validade. Como eu possuo apenas o visto online canadense nós visitamos apenas o lado americano.

inverno-em-niagara-falls-by-jaque

Eu não sei como conseguimos tirar tantas fotos, já que a sensação era de que os meus dedos fosse cair das mãos. Nós usamos luvas de inverno durante todo o percurso ao longo das cataratas, mas para fotografar e adequar a câmera era preciso tirar as luvas.

E então chegou a hora de voltar para casa. Seguimos para o carro e devo dizer que ainda havia gente chegando em Niagara para ver as quedas congeladas. Como vocês podem ver pelas fotos, para quem não se incomoda com o frio, vale muito a pena visitar as cataratas no inverno! Vê-las congeladas é surreal! Espero que a minha aventura te inspire a fazer uma visita, porque o meu dia foi incrível!

Stay Inspired
Sign up to be the first to find out about new posts, latest home finds and style and skincare picks, to stay inspired!