Essa semana completou-se um mês que eu comecei a cursar a faculdade. E sim, eu poderia ter escrito um post sobre o primeiro dia ou quem sabe sobre a primeira semana, mas sinto que não havia experimentado realmente essa nova “etapa”. Decidi dividir o post nos seguintes tópicos: o curso, o primeiro dia (trote) e as diferenças do ensino médio e a faculdade. E já quero me desculpar pela qualidade facebook da foto.
O curso
Arquitetura é a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. O trabalho do arquiteto é projetar e coordenar a construção ou a reforma de prédios e casas. Como urbanista, sua tarefa é planejar o crescimento de cidades e bairros. – Guia do Estudante.
Desde pequena (aos 11) já sabia o que queria ser, e desde então nunca mais mudei de ideia. (In)felizmente não sei como é passar pela aquela angústia de não saber que curso escolher. Descobri que queria cursar Arquitetura e Urbanismo através do jogo The Sims, onde minha parte preferida do jogo era montar a casa e decorar. Costumava reproduzir no jogo as plantas daqueles folhetos que são geralmente distribuídos nos semáforos.
É claro que depois eu procurei me informar mais sobre a profissão (arquiteto não faz só plantas), cheguei até a procurar outras áreas que eu poderia seguir, mas a “paixão” pela arquitetura, se assim podemos dizer, sempre foi muito mais forte. Considerei outros critérios na hora da escolha, como a questão das habilidades: sempre tive um lado artístico e criativo, gosto de desenhar, criar, sou apaixonada por artes (fotografia, música, dança, cinema…) e acho o máximo podermos transformar as pessoas e a vida delas com o nosso trabalho. E mais, sabem daquela história de que não devemos fazer algo pelo dinheiro? É a mais pura verdade. Se fizermos o que gostamos, porque amamos fazer aquilo, faremos isso bem e melhores do que aqueles que estão apenas interessados na questão financeira. Todo esse amor e esforço vão ser recompensados de alguma forma e o dinheiro será apenas consequência.
“Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida.” – Confúcio
Primeiro dia + trote
Como qualquer outro ser humano eu também senti aquele frio na barriga no primeiro dia. Eu não sabia muito bem o que esperar e não conhecia ninguém lá. Ao chegar na faculdade houve uma breve apresentação do curso (já que eles iriam explicar mais detalhadamente no decorrer da semana) e um trote solidário para nos conhecermos melhor e haver integração dos alunos.
Na minha instituição o trote é proibido, então os veteranos estavam na rua próximo a faculdade e só participava quem queria. Se você falasse que não queria participar ninguém mexia com você, caso você quisesse entrar na “brincadeira” eles jogavam tinta, spray, farinha e cola. Em outros casos cortavam a sua roupa, se você permitisse, e pediam para você pedir dinheiro no semáforo. No meu caso, só fiquei na parte da tinta. Acho importante ressaltar que trote é algo que deve ser saudável, só faça aquilo que você se sinta confortável e a vontade. Escola x Faculdade
Este tópico na verdade é bem relativo, pois depende muito da escola em que você cursou e a faculdade para onde está indo, além, é claro da sua personalidade. As conversas, grupinhos, encrencas, e brincadeiras são quase as mesmas, parecem que vieram da escola. Mas, a principal prova e diferença da escola é a questão da liberdade e escolha. Na faculdade se você quiser faltar, você falta, sai da aula no horário que quiser, não precisa de permissão e se quiser nem volta. Ali, você está pagando pelo serviço e o usa da maneira que quiser. No entanto, faculdade também implica responsabilidade. Você até pode não querer assistir as aulas daquele professor, mas caso você vá mal na prova ele não fará esforço para te ajudar a recuperá-la já que ele nunca te vê nas aulas. Há também a questão do uniforme, na minha escola, por exemplo, era obrigatório e na faculdade você vai com a roupa que quiser (não esquecendo do bom senso na hora de escolher), particularmente eu acho isso ruim já que demoro muito para escolher a roupa e que logo na primeira semana parece que você já usou tudo e não tem mais o que vestir. A minha dica é investir nos acessórios!
Sei que o post ficou enorme, tentei resumir, mas ficaria incompleto. Se tiverem alguma dúvida ou experiência que queiram compartilhar é só deixar nos comentários! Alguém mais já passou por isso?