Adeus pele ressecada!
Enquanto o mundo inteiro adota medidas para combater a disseminação do COVID-19, sabemos que além do isolamento social uma das principais formas de prevenção é a higienização das mãos. A recomendação dos órgãos competentes de saúde é de que se lave as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão e, caso não tenha a disposição água e sabão, higienize com álcool em gel.
Lavar as mãos constantemente e aplicar álcool em gel já virou parte da nossa rotina. No entanto, é comum que a higienização constante possa causar um desequilíbrio na hidratação natural do corpo, causando irritação e ressecamento da pele. Por isso é necessário redobrar o cuidado com a pele das mãos.
Para te ajudar, segue uma lista com dicas para você manter a pele das mãos hidratada e continuar se protegendo:
1. Hidratação em dia
O uso excessivo de sabonetes, detergentes e álcool em gel podem causar o ressecamento da pele. A solução então é reforçar a hidratação para recuperar a perda da camada de gordura e da umidade natural que protege a pele. É importante ter sempre um creme consigo, seja na bolsa ou na mesa de trabalho. O ideal é aplicar pelo menos três vezes ao dia. Se puder opte por aplicar o produto após lavar as mãos ou depois do banho, a pele úmida aumenta a absorção dos compostos e potencializa o resultado. Aposte nos hidratantes que contém manteiga de karité, óleo de amêndoa, glicerol e vitamina A, B5 e E.
2. Use sabonetes para pele sensível
Apesar da pele das nossas mãos e pés ser mais resistente do que a do resto do nosso corpo, isso não impede que ela fique ressecada diante do aumento dos cuidados de higiene. Procure usar sabonetes específicos para pele sensível, mesmo que sua pele não seja sensível. Esses produtos costumam ser livres de substâncias irritantes e contêm ingredientes calmantes que podem ajudar a manter as mãos limpas estimulando a renovação celular, mantendo o equilíbrio de umidade e reforçando a barreira de defesa natural da pele.
3. Use álcool em gel hidratante
Para quem não tem a disposição água e sabão, o álcool em gel é um importante aliado no combate ao contágio do vírus. Se puder investir em um produto que além de matar os germes possua componentes hidratantes em sua fórmula, a textura da sua pele agradece. Outra opção é usar álcool em gel em forma de creme ou com glicerina em sua composição. Para não causar irritações a orientação é utilizar uma pequena quantidade do produto – uma boa medida de comparação é aplicar uma quantidade semelhante ao tamanho de uma ervilha – e evitar que ele fique acumulado em anéis ou pulseiras.
4. Use cremes apropriados e sem fragrância
O ideal é dar preferência por hidratantes específicos para a área das mãos. Como falado acima, opte por cremes para peles sensíveis para ter um resultado melhor e função calmante durante a regeneração da pele. As fragrâncias dos produtos podem agravar problemas de pele, como a dermatite. Então, se puder evite! Para potencializar o efeito do hidratante você pode fazer uma máscara para as mãos aplicando uma quantidade de creme e colocando luvas de algodão para dormir. Também existem opções de máscaras descartáveis para mãos como as da Océane e da Sephora.
5. Use luvas de limpeza
Produtos de limpeza como detergentes, água sanitária, desengordurantes e outros podem ter efeito abrasivo na pele, podendo causar alergias e desidratação. Uma maneira de evitar esse efeito e não sacrificar a pele das mãos é usar luvas na hora de lavar louça e sempre que precisar utilizar esses produtos.
6. Cuide das suas unhas
Diante da higienização em excesso, nossas unhas podem ficar mais sensíveis, por isso vale dar uma atenção extra para elas. Além de prejudiciais para pele, os produtos de limpeza também podem causar esbranquiçamento e ressecamento das unhas. Para isso, você pode utilizar hidratantes e óleos para cutículas e unhas e massagear as unhas e a região para aumentar a penetração. Aplique pelo menos três vezes por semana.
É inevitável evitar o ressecamento com a limpeza excessiva, mas seguindo essas dicas para manter a pele das mãos hidratada estaremos prontos pra aguentar essas semanas ✨ Como está a sua pele das mãos?
Imagem via Unsplash