Preserve e cuide da sua saúde mental
A enxurrada de informações sobre o Coronavírus ou COVID-19 tem gerado preocupação e ansiedade em muitas pessoas. Não quero criar mais pânico a esse momento que estamos passando, e embora eu prefira escrever um post sobre beleza ou sobre algum lugar legal que visitei, isso pesou muito em minha mente e senti que deveria compartilhar algumas dicas para aliviar o estresse e de como eu e Briton estamos cuidando de nossa saúde mental durante esse período de distanciamento social.
O distanciamento social é uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a disseminação do COVID-19. Evitar aglomerações, ficar em casa, fazer home office, evitar contato físico com as pessoas e redobrar nossa atenção com cuidados de higiene fazem parte de um conjunto de ações coletivas para tentar evitar maiores contaminações pelo vírus.
No entanto, o distanciamento social pode causar crises de ansiedade, sobretudo em quem já sofre com ansiedade e outros transtornos mentais. Neste caso é importante não passar por esse momento sozinho, uma vez que a situação pode agravar os sintomas, e procurar ajuda profissional para lidar com o momento atual.
Mantenha hábitos saudáveis
Distanciamento social não significa que você deve se enterrar no sofá por semanas com um pacote de salgadinho com seus amigos Ben e Jerry (embora isso não signifique que você não possa fazer isso, desde que com moderação). Manter seus hábitos saudáveis é fundamental para ajudá-lo a se sentir bem.
Não há evidências de que sair para correr, caminhar ou andar de bicicleta aumentará o risco de pegar alguma coisa, desde que você evite áreas movimentadas. Optei por me exercitar em casa e tenho seguido alguns treinos do Youtube, para quem gosta de yoga eu recomendo o canal da Pri Leite. Também existem vários outros profissionais compartilhando treinos pelo Instagram, Youtube e em seus sites.
Além de mexer o corpo, dormir e comer de uma forma equilibrada também fazem parte de hábitos saudáveis. É durante o sono que acontece a reparação do nosso sistema imunológico, por isso não dispense uma boa noite de sono, se possível de 7 a 9 horas por dia.
O sono em dia e uma alimentação reforçada são um grande aliado contra qualquer virose. Aposte em uma dieta rica em nutrientes, ingerindo muitas frutas, vegetais e alimentos anti-inflamatórios. Invista também em chás ricos em antioxidantes, como matcha, cúrcuma, hibisco e gengibre.
Faça encontros com seus amigos
Distanciamento social não significa ser anti-social. Existem várias maneiras de desfrutar da companhia do outro de forma remota graças a tecnologia. Inicie um bate-papo em grupo com seus amigos enquanto todos assistem a mesma série, faça uma chamada de vídeo enquanto cozinha e aproveitem uma refeição juntos, converse no telefone enquanto limpa a casa, interaja nas redes sociais e você ficará surpreso com quantas interações significativas você pode ter online.
É importante mantermos o contato com nossos familiares e amigos, seja por mensagens, ligações ou chamadas de vídeos, sobretudo para aqueles que moram sozinho. Existem muitas pessoas que precisam conversar porque estão isoladas e sozinhas.
Mantenha a sua rotina, mas a torne especial
Provavelmente você terá que fazer algumas adaptações, mas tente seguir sua rotina normal durante o distanciamento social. Caso você esteja fazendo home office, reserve um tempo para suas refeições, entretenimento e exercícios físicos. Aproveite a oportunidade para ler aquele livro que você gostaria de ler ou por as suas séries em dia.
Pare de guardar as coisas para um “momento especial” e mime-se um pouco. Talvez você não possa ir à sua cafeteria favorita, mas você pode estocar alguns de seus grãos, tirar um tempo extra para fazer espuma de leite e servir seu café em sua caneca favorita. Ou pode arrumar sua mesa para o jantar, tomar um banho de espuma, usar sua roupa favorita para trabalhar em casa… Isso vai te ajudar se sentir bem.
Reduza o stress
Outra forma de cuidar da saúde mental é reduzir o stress. E com reduzir o stress eu me refiro a também a evitar a enxurrada de notícias que provocam ainda mais ansiedade, preocupação e pensamentos sobre o assunto. Não estou dizendo que você deva ignorar o problema, mas opte por se manter minimamente informado através de fontes confiáveis. Reduzir o meu consumo de notícias a uma vez ao dia ao invés de ficar o tempo todo acompanhando fez uma grande diferença. E a verdade é que esta simples decisão me trouxe muita paz.
O stress e a ansiedade baixam a nossa imunidade e nos deixam mais suscetíveis a infecções. Portanto, alem de sugerir que você faça uma “limpa” no conteúdo consumido, recomendo que também “limpe” a sua mente, e para isso nada melhor do que a meditação para nos ajudar a se conectar com a nossa essência e com nós mesmos.
Estamos todos juntos nisso, vamos cuidar uns dos outros e de nós mesmos. O que você tem feito durante o distanciamento social?
Fotografias via unsplash