10 princípios básicos para você montar o guarda-roupa perfeito!

Se você está no progresso de refinar o seu estilo e aperfeiçoar o seu guarda-roupa, ou infeliz com o seu estilo e quer mudar isso: a primeira coisa que você precisa é de uma estratégia. Um roteiro para guiá-lo na direção certa, simplificar o seu processo de decisão e te ajudar a não se perder entre liquidações e as tendências (must-have) das estações.

Os dez princípios abaixo são um resumo de técnicas que tenho colocado em prática e tem funcionado comigo.

I. Selecione

Reserve espaço no seu armário para apenas o que você ama 100%
Separe apenas as peças que você ama. Aquelas que te inspiram e te deixam animada para se vestir todas as manhãs. Cada peça no seu guarda-roupa deve expressar o seu estilo pessoal. As peças que você classifica como ‘boas o suficiente’ e ‘ok’ devem cair fora!

II. Defina

Desenvolva o seu próprio estilo
Se você quer que cada peça em seu armário reflita seu estilo pessoal, você primeiro precisa saber quais itens compõem o seu estilo. Busque inspirações de looks que você gosta, salve aqueles que te atraem e pense o que eles têm em comum e porque chamaram a sua atenção.

III. Qualidade acima de quantidade

Monte um guarda-roupa com peças de qualidade e que durem mais do que uma estação
Em vez de sair comprando peças que são tendência no momento e que provavelmente você nem use mais na próxima estação, selecione cuidadosamente cada nova peça que vai entrar para o guarda-roupa. Veja se são ajustáveis, o tecido, a cor e corte de cada peça. Uma camisola perfeita é sempre melhor do que cinco imperfeitas.

IV. Seja autêntica

Esqueça certas tipologias de estilo como ‘estilo boho’ ou ‘gótica-suave’ e crie o seu próprio estilo
Não existe um modelo único de guarda-roupa perfeito. Único é aquele que se encaixa no seu estilo individual e ao seu estilo de vida. Então, pare de dar atenção a artigos do tipo “10 coisas que toda mulher deve ter no seu guarda-roupa” e não perca seu tempo tentando descobrir se você é ‘gótica’ ou ‘boho’. Crie seu próprio estilo e construa seu guarda-roupa em cima dele.

V. Funcionalidade

Você deve ser capaz de andar, correr e dançar em todas as peças que compõe o seu guarda-roupa
O guarda-roupa perfeito não deve ser adaptado apenas as suas preferências estéticas e porque você achou lindo aquele bordado, ele deve ser também totalmente funcional. Suas calças devem te servir perfeitamente, seus vestidos devem servir para dançar, sua mala deve levar seu material sem arruinar seu ombro, seus sapatos devem estar confortáveis durante todo o dia.

VI. Moda é passageira, estilo não

Fique animada sobre as tendências de moda que se adequam ao seu próprio estilo, mas ignore todas as outras
Seu estilo pessoal é acima de tudo um meio de se auto-expressar. Então, divirta-se criando looks, experimente e se inspire nas novas tendências. Mas, não siga uma tendência só porque está em alta. Em vez disso, avalie cuidadosamente a forma que cada tendência se encaixa no seu estilo individual e se pergunte se ela merece um lugar de longo prazo no seu guarda-roupa.

VII. Investimentos

Invista tempo para desenvolver seu estilo e selecione as peças perfeitas
O tempo que você coloca para construir o guarda-roupa perfeito é muito mais valioso do que um orçamento ilimitado (que só te deixa sem criatividade). Invista em seu guarda-roupa definindo o seu conceito de estilo, descobrindo um guarda-roupa versátil e achando as roupas perfeitas.

VIII. Versatilidade

Selecione peças que combinem e crie uma base de peças chaves

Seu guarda-roupa deve ser mais do que a soma de suas partes. Opte por peças versáteis, coerentes, que estejam em harmonia e que lhe permitam expressar seu estilo e criar uma roupa para cada ocasião.

IX. Conforto

Conforto não é negociável. Se alguma das suas peças te incomoda, arranha ou machuca, livre-se dela
Gaste o tempo que for necessário procurando itens que expressem seu estilo e te fazem sentir bem. Você deve se sentir confortável em todas as suas roupas, desde seu pijama até seus sapatos de saltos mais altos.

X. Mude e evolua

Mantenha-se inspirada e redefina seu estilo várias vezes
O seu estilo pessoal pode ser definido e coerente, mas nunca vai ser estático, e irá evoluir junto com o seu estilo de vida e preferências estéticas. Reavalie o seu conceito de estilo e seu guarda-roupa, pelo menos, duas vezes por ano, no início de uma nova temporada.
Qual é a sua própria estratégia quando se trata de aperfeiçoar seu estilo e construir o guarda-roupa perfeito? Deixe sua dica nos comentários!
Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Leia Mais
Desejo do Dia: Moleskine